Uncategorized

Sobre blogs, publicidade, jornalismo,ética e coisa e tal

Gente, arrumei um pouco o texto para deixar mais claro, tanto o texto como minha opnião. Espero que dê para entender.

Sim sim, sou eu novamente com meu “um minuto para pensar”.
Aí foi assim: ontem eu descobri que alguns blogs cobram não sei quantos dinheiros (muitos) para citar sua marca em um post. Depois do susto inicial, minha alma publicitaria e comunicadora pensou melhor e concluiu: “Um pouco bizarro, mas pensando bem, pelo numero (gigantesco) de acessos, neguinho já sabe da sua influência e não vai ficar fazendo propaganda de graça por aí. E a marca tem um retorno quase garantido”. Só que aí,pensei mais um pouco e, como sou mega cheia de teorias sobre moda, comportamento, ética, publicidade e jornalismo, muita coisa passou pela minha cabeça.Coisas do tipo: eu acho mega válido viver e ganhar dinheiro blogando (Eu amaria viver disso! Alou! Se alguém quiser me patrocinar, vou achar ruim não viu?), mas… um pouco de ética não cairia bem? Comunicar aos leitores que o post é pago não seria, no mínimo, educado? Por que, em vez do post, o blog não vende banner ou cotas de patrocinio?
Eu acredito totalmente (Oi, eu sou a Polyana) que os donos desses blog, mesmo recebendo, só divulguem produtos e marca nas quais acreditam e saibam que é o melhor para seus leitores. E, acredito também, que os leitores fieis não iriam achar ruim se soubessem que o post foi patrocinado (caso o blog opte por posts pagos). Muito pelo contrario, iam ficar felizes porque o seu blog preferido cresceu tanto que tem um monte de marcas que acreditam no seu valor. Então, custa comunicar?

Esse mundo de comunicação virtual é muito novo e cheio de regras e códigos de ética não-claros.
Aí eu entro em outra discussão (tão ou mais polêmica) que é a nova lei que diz que não é mais preciso diploma para ser jornalista. Sinceramente? Acho que essa lei só veio regulamentar uma coisa que existe há muitos anos, e, que isso não vai tirar empregou ou fazer com que os anos de faculdade não tenham servido de nada e sim, fazer com que esses jornalistas busquem cada vez mais se especializar nas suas áreas (Gente, quero deixar bem claro que não acho que qualquer um pode ser jornalista. Para ser jornalista é preciso, alem de saber escrever e ter conhecimento sobre o que se escreve, pesquisar muito e ter responsabilidade com a noticia, tá?). O que deveria ser exigido mesmo, é que todos, diplomados ou não, tenham consciência dos códigos de ética da profissão.

Aí meu pensamento final é assim: O blog é uma mega ferramenta moderna de jornalismo e publicidades (nem todos, ok?), onde você pode ser um sortudo que ganha muito dinheiro (sempre lembrando que isso exige dedicação, tempo, conhecimento, carisma e muiiiita sorte) ou um sortudo que comunica, informa e faz muitos amigos queridos! (esse é o meu caso. Eba!!). Mas, o fundamental mesmo (independente do tipo de sortudo que você se enquadra) é o respeito com o leitor, ok?
E o debate que eu quero levantar aqui é sobre ética e que cada um acha válido ou não. Eu tenho a minha opnião (não acho post pago a melhor opção) que eu sei que não é melhor e nem mais certa que ninguém. Podem discordar à vontade que estou aqui pra saber a opnião de vocês, debater e aprender, ok?

Ah! Ontem teve uma discussão sobre jornalismo no delicioso blog Bainha de Fita Crepe, vai lá.

Anúncios

9 comentários em “Sobre blogs, publicidade, jornalismo,ética e coisa e tal

  1. Infelizmente, os jabás q fiz até hj foram de graça. Mas acho correto cobrar, pois muita gente passa a comprar depois de ter visto em blogs, já falei isto até a uma pessoa q conheço. Ou seja, vc divulga a marca, consumidores compram, então é justo eles pagarem alguma coisa em troca. E se depois, a pessoa for patrocinada, não me importo se ela divulgar isso ou não. O que me interessa mesmo é a qualidade do produto, e estas coisas. Porque se eu comprar e for ruim irei reclamar. É nisto q precisa se tomar cuidado.bjkassssssssss

  2. Oi Lauren, muito boa sua observação. quero deixar claro que não sou, de forma alguma, contra post pago. Só acho que tem que have um certo cuidado com qualidade e pra não deixar de passar informação (que o seu publico gostaria de saber) pq ninguém pagou, entende? E, como leitora, gostaria de saber oq é informação e oq é publicidade. Até o site Chic faz isso. o que eu quero discutir mesmo, é essa ética não-clara em relação aos blogs. beijo

  3. obrigada por me linkarsou TOTALMENTE contra matérias pagas. PROPAGANDA É PROPAGANDA, MATÉRIA É MATÉRIA. Avisar que a matéria é uma propaganda, ok, várias revistas fazem isso, informe publicitário…não sei porque uma prática bem condenável no jornalismo sério é acatada pelos blogueiros. não querem fazer jornalismo sério? então, começar pela ética seria uma boa…bjsss

  4. eu acho que ética é um assunto super complexo, mas muito válido de se dicutir. eu acho que cada um faz o que quer do seu blog. Eu tenho a minha opnião (aqui no meu não entra post pago), mas acho que tem haver mesmo é bom senso e, pricipamente, respeito com o leitor. sou meio chata com essas coisas. acho q ética é fundamental.

  5. Seria interessante poder unir o útil ao agradavel, viver blogando e ganhar uma graninha tbm. Adorei o teu ponto de vista e sim, ficou claro para entender oq queria passar.Muito tempo antes de existir faculdade de moda, já havia pessoal especializado nisso, o mesmo acontece com o jornalismo. Precisa saber, conhecer, pesquisar muito pra poder encrever sobre o assunto, ou no nosso caso falar sobre alguma tendência ou pq as seguimos hoje…A prosa já está comprida por aqui, outra hora evnho de novo para continuar a philosophar.bjs e bom final de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s